Pesquisa Experimental

Equipe

Adriana Sondermann de Afonseca, M.D.

Possui graduação em medicina pela Universidade de São Paulo (1994), residência médica pela Universidade de São Paulo (1997) e residência médica pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é médica assistente do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer e desenvolve projeto de doutorado, sob orientação da Dra. Patricia Severino, abordando o papel de microRNAs em metástase e recidiva no carcinoma papilífero de tireoide.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: asondermann@leadcomm.com.br

​​Agessandro Abrahão Jr, M.D.​

Agessandro Abrahão Jr

Médico Neurologista do corpo clínico HIAE, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2002-2007), com Residência Médica concluída na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2008-2011). Mestrando da UNIFESP/HIAE e integrante do grupo de Neurogenética do Instituto do Cérebro desenvolve pesquisa na área de expressão gênica na Ataxia de Friedreich.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: agessandro.abrahao@einstein.br

Alexandre Holthausen Campos, M.D., Ph.D.

Médico, cardiologista, Mestre (1997) e Doutor (1999) em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, pós-doutoramento em cardiologia molecular pela Universidade de Atlanta - USA (2002). Atualmente médico do Centro de Terapia Intensiva - adultos do Hospital Israelita Albert Einstein e responsável pelo Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia (CETEC) do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Desenvolve pesquisas na área de biologia vascular e renal, com foco em expressão gênica diferencial e modificações fenotípicas de células de musculatura lisa vascular e mesangiais em doenças como diabetes, aterosclerose e restenose.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: holthausen@einstein.br

Alex Yuri Simões Sato, Ph.D.

Alex Yuri Simões Sato, Ph.D.

Possui graduação em Ciências Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Botucatu (2004) e Doutorado em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2011). Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular e Celular. Trabalhou no Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (2005-2006) onde desenvolveu e participou de projetos visando a busca de novos marcadores moleculares para tumores do SNC e de cabeça e pescoço. Atualmente é Pós-Doutorando no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, onde desenvolve projeto que visa identificar o papel do gene GREMLIN e modificações em células musculares lisas vasculares em modelo de aterosclerose.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: alexsato@einstein.br

​Ana Carolina Bernardini Moulatlet

Ana Carolina Bernardini Molatlet

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Estagiou em biologia molecular, genética e fisiologia humana na Harvard Medical School (Boston/EUA); estagiou no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (USP) com prevenção de foto-envelhecimento e foto-carcinogênese por produtos naturais de origem vegetal; estagiou no Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química (USP) com avaliação do potencial anti-radicalar de extratos de origem vegetal; estagiou no Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (USP) com estudo do papel do hormônio tireoidiano na regulação do desenvolvimento e metabolismo ósseo. Fez iniciação científica no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein avaliando técnicas para a identificação biomarcadores em câncer de tireóide. Atualmente desenvolve projeto de mestrado sobre o papel de microRNAs em neoplasias de tireóide no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein sob orientação da Dra. Patrícia Severino.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: anacbm@einstein.br

Anna Carla Goldberg, Ph.D.

Anna Carla Goldberg, Ph.D.

Bióloga, Doutora em Fisiologia (1976) e Livre-Docente em Imunologia (2000) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), atualmente Coordenadora Científica do Centro de Pesquisa Experimental do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Desenvolve pesquisas na área de imunologia celular e transdução de sinais em células não-imunes e na imunodeficiência comum variada, imunogenética humana e, mais recentemente, investe na diferenciação de células-tronco humanas em hepatócitos, visando o transplante-ponte em pacientes com insuficiência hepática grave.

Major in Biological Sciences, Ph.D. in Physiology (1976) and a second Ph.D. in Immunology (2000) by the University of São Paulo Biomedical Sciences Institute, presently the Scientific Coordinator for Experimental Research. Mostly known for work in the area of Immunogenetics and Genetic Susceptibility to Human Diseases, has also ongoing study on Toll-like receptor-4 expression in pancreatic beta cell. Another project aims at developing protocols for stem cell differentiation into hepatocytes to treat severe hepatic failure patients in the waiting list for liver transplant.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: goldberg@einstein.br

Andrea Laurato Sertié, Ph.D.

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP - 1995) e doutorado em Biologia Molecular/Genética Humana pela Universidade de São Paulo (USP - 2000). Realizou pós-doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá), Departamento de Biologia do Desenvolvimento (2000-2002) e na Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva (2003-2007). Recentemente foi pesquisadora (com apoio financeiro da FAPESP na modalidade Jovem Pesquisador) junto ao Instituto e Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (2007-2010). Atualmente, é pesquisadora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Tem experiência na área de Biologia Molecular e Celular e Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização funcional de proteínas; mapeamento, identificação e estudo molecular de genes associados a doenças humanas; células-tronco mesenquimais; farmacogenômica.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: andrea.sertie@einstein.br

Andrea Vieira de Souza, Ph.D.

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Ciências (Fisiologia Geral) pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Ciências (Doenças Tropicais e Saúde Internacional - Virologia) pelo Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é assistente de pesquisa no Centro de Pesquisa Experimental do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. No CPE, colabora nos projetos dentro das áreas de Infectologia/ Microbiologia (Epidemiologia Molecular de Microorganismos, Patógenos Emergentes e Re-emergentes, Diagnóstico Molecular de Vírus Respiratíorios) atuando também nas questões de Biossegurança e Qualidade no Laboratório.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: andreavs@einstein.br

Andressa de Oliveira Dias Borges

Andressa de Oliveira Dias Borges

Bióloga formada pela Universidade de Santo Amaro (UNISA – 2004/2007), onde trabalhou na área de Fitoterapia estudando ação antimicrobiana de extratos vegetais. Realizou estágio em Imunologia no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP – 2011/2012). Atualmente é Mestranda do departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB IV/USP). em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Albert Einstein sob a orientação de Dr Luiz Roberto Sardinha.

Graduated in Biology at the University of Santo Amaro. Has scientific experience in phytochemistry. Since 2011 is a scientific trainee in immunology at the Experimental Research Centre (CPE).

E-mail: andressa.borges@einstein.br

Camila de Oliveira Freitas Machado

Camila de Oliveira Freitas Machado

Graduação em Biologia pela UFMS (2010). Iniciação Científica na área de Biologia Molecular pela EMBRAPA Gado de Corte- MS (2009). Atualmente é aluna de mestrado da USP na área de Biologia Genética. Desenvolve o projeto sob orientação da Dra. Andréa Laurato Sertié.

Acesso ao Currículo Lattes


Camila Oliveira dos Santos

Camila Oliveira dos Santos

Graduanda em Biomedicina (UMC), bolsista de treinamento técnico (FAPESP) e aluna iniciação científica (FAPESP), integrante do grupo de Neurogenética do Instituto do Cérebro, onde desenvolve pesquisa na área genética molecular no estudo das distonias, com o projeto “Padronização e análise molecular do gene GCH1 na pesquisa de distonia dopa-responsiva”.

Acesso ao Currículo Lattes

Carina Jank

Carina Jank

Bióloga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Biologia Molecular. Atualmente é mestranda pelo Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Desenvolve estudo sobre populações celulares imunoreguladoras em pacientes com endometriose, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Vicente Rizzo.

Biologist graduated at the Federal University of Mato Grosso do Sul. Has experience in Molecular Biology. Is currently a masters student of the Immunology Department of the Biomedical Sciences Institute/ University of São Paulo. Develops a project intitled "Evaluation of regulatory T cells, uterine NK, NKT and myelod-derived suppressor cells in women wth deep endometriosis", supervisioned by Dr. Luiz Vicente Rizzo.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: carlaap@einstein.br

Carla de Azevedo Piccinato, D.V.M., Ph.D.

Carla de Azevedo Piccinato, D.V.M., Ph.D.

Tem graduação em Medicina Veterinária pela EV-UFMG (1999), mestrado em Reprodução Animal pela FCAV-UNESP (2001) e PhD em Endocrinologia da Reprodução pela Universidade do Wisconsin-Madison (2008). As áreas de interesse em pesquisa são fisiologia ovariana, metabolismo de hormônios esteróides, ação de hormônios esteróides, expressão gênica em tecidos-alvo de ação hormonal (ovário, endométrio, fígado). Tem conhecimento de técnicas variadas como por exemplo, imunoensaios, infusões in vivo, PCR em tempo real e análise de microarray. Atualmente é pós-doutora do IIEP/FMRP-USP e desenvolve projeto sobre endometriose.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: carlaap@einstein.br

Cláudia Cristina Ferreiro de Barros, PhD.

Graduada em Ciências Biológicas (USJT). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com período sanduíche no Departamento de Neurologia Clínica da Columbia University, New York, EUA. Ex felow visitante na Columbia University, NY, EUA, nos laboratórios de Doenças Neuromusculares e de Genética de Doenças Nucleares e Mitocondriais. Pesquisadora integrante da plataforma de pesquisa em Neurogenética do Instituto do Cérebro no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Desenvolve pesquisa nas áreas de biologia molecular, genética e metabolismo mitocondrial em doenças neurológicas (doenças mitocondriais, erros inatos do metabolismo).

Acesso ao Currículo Lattes

Daniele Pereira Jardim

Cursa Biomedicina no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, e é aluna de iniciação científica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Acesso ao Currículo Lattes

David Schlesinger, M.D., Ph.D.

David Schlesinger, M.D., Ph.D.

Médico formado pela Universidade de São Paulo (USP - 1998-2004), com residência em Neurologia no Hospital das Clínicas da FMUSP (2006-2009). Doutorando em Genética no Centro de Estudos do Genoma Humano da USP (2005-2010), ex-Fellow Visitante no Centro de Doenças Neurológicas, Harvard Medical School (2001). Atualmente desenvolve pesquisas na área de genética de doenças complexas (multifatoriais) e medicina personalizada. Seu principal foco é a compreensão de mecanismos genéticos envolvidos na Doença de Alzheimer e maneiras de traduzir dados do genoma para a prática médica.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: dschles@einstein.br

Eliana Blini Marengo, Ph.D.

Eliana Blini Marengo, Ph.D.

Graduação em Farmácia pela Universidade do Oeste Paulista (2000), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Biologia Molecular, Departamento de Bioquímica – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Imunoquímica e Bioquímica, com ênfase em química de proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: Hsp65, química de macromoléculas, imunogenicidade, lúpus murino, uveite experimental autoimune, autoimunidades. Atualmente realizar pós-doutoramento no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (Centro de Pesquisa Experimental).

Graduated in Pharmacy at Universidade do Oeste Paulista (2000), Master (2003) and Ph.D. (2008) in Molecular Biology at University of São Paulo -Department of Biochemistry. Has experience in Biochemistry, focusing on protein chemistry and immunochemistry, working with the following subjects: Hsp65, chemistry of macromolecules, immunogenicity, murine lupus, autoimmunity. Currently holds post-doctoral fellow at Albert Einstein Institute for Education and Research (Center for Experimental Research) and develops the project "Hsp60/65 in chronic-degenerative processes associated with autoimmunity".

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: eliana.marengo@einstein.br; elianabm@usp.br

Eliane Antonioli, Ph.D.

Bióloga, Doutora(2007) em Biologia Celular e Estrutural – pelo Instituto de Biologia, Unicamp. Realizou pós-doutoramento no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP) do Hospital Albert Einstein (2008-2011), com apoio financeiro da FAPESP. Atualmente atua como pesquisadora do Programa Locomotor, no IIEP do Hospital Albert Einstein. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de expressão gênica e protéica; apoptose; construção de vetores plasmidiais; osteoartrose; interação células-tronco mesenquimais e condrócitos.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: antonioli@einstein.br

Fábio Felipe dos Santos

Fábio Felipe dos Santos

Graduação em Biomedicina pela FMU (2010). Iniciação Científica na área de Biologia Molecular pela Universidade de São Paulo. Especialização em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura (Latu Sensu). Mestrado em Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente doutorando na Escola Paulista de Medicina estudando a padronização e otimização de técnicas imunomoleculares viáveis para fim diagnóstico de patógenos causadores de uveítes. (T. gondii, herpes simplex e zoster, CMV, Toxocara canis e cati), sob orientação do Prof. Rubens Belfort Jr, Alessandra Commodaro e Luiz Vicente Rizzo.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail:fabiofelipes@einstein.br
fabio.felipe@unifesp.br

Flávia Maziero Andreghetto, M.Sc.

Flávia Maziero Andreghetto, MSc

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Iniciação científica na área de Fisiologia, com ênfase em Hematologia de Organismos Aquáticos. Estágio em biologia molecular, genética e fisiologia humana na Harvard Medical School (Boston/EUA). Desenvolveu projeto de mestrado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein estudando miRNAs associados ao carcinoma epidermóide em cultura de queratinócitos orais e linhagens celulares. Atualmente desenvolve projeto de doutorado visando a identificação de miRNAs circulantes em soro e plasma de pacientes com carcinoma epidermoide de cabeça e pescoço, sob orientação da Dra. Patrícia Severino.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail:flaviama@einstein.br

Fernanda Teresa de Lima, M.D., Ph.D.

Fernanda Teresa de Lima, Ph.D.

Médica, especialista em Genética Clínica, (1999), Mestrado em Morfologia/Genética pela Unifesp-EPM (1999), Doutora em Ciências pela Unifesp-EPM (2005), atualmente é médica pesquisadora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Também é responsável pelo Serviço de Genética e Oncogenética do HIAE e médica geneticista clínica do Centro de Genética Médica da Unifesp-EPM. Desenvolve pesquisas na área de oncogenética, sendo responsável pelos testes moleculares para síndromes hereditárias de predisposição ao câncer e síndromes genéticas. Também é responsável pelo desenvolvimento e implantação do banco de tumores.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: fernandatl@einstein.br

Fernanda Vieira Paladino, M.Sc.

Fernanda vieira Paladino

Graduação em Biomedicina pela FMU (2008). Iniciação Científica na área de Biologia Celular pelo Departamento de Micro, Imuno e Parasitologia da Universidade Federal de São Paulo (2008). Estágio em biologia celular e molecular no laboratório do Prof. Dov Zipori no Weizmann Institute of Science em Israel (2010). Mestre em Imunologia pela Faculdade de Medicina da USP e Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) (2012). Atualmente desenvolve projeto de doutorado sob orientação da Anna Carla Goldberg.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: fernandavp@einstein.br

Grazielle Suhett Dias, M.Sc.

Biomédica, Mestre em Radiologia (2013) pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente é aluna de Doutorado no Instituto de Pesquisa Experimental do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Desenvolve pesquisas na área de biologia celular e molecular, atuando principalmente no potencial terapêutico das células-tronco em doenças hepáticas e mais recentemente investe na investigação do sequenciamento genético de pacientes com carcinoma hepatocelular.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: grazisuhett@gmail.com / gsdias@biof.ufrj.br

Heliene Gonçalves Alvarenga

Heliene Gonçalves Alvarenga

Graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2011). Pós graduanda em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2013). Mestranda pelo programa de alergia e imunopatologia do departamento de clínica médica da Faculdade de Medicina da USP (2012 - 2014). Atualmente, desenvolve o projeto de mestrado na área de Imunologia sob a orientação da Dra. Luciana Cavalheiro Marti.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: heliene.alvarenga@einstein.br

Javier Bustamante Mamani, Ph.D.

Graduação em Física pela Universidade Nacional de San Agustín (1999), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (2004), Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é pesquisador (pós-doutoramento) do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP). Possui experiência em: (i) desenvolvimento de materiais nanoestruturados biocompatíveis, como ferrofluído e Hidroxiapatita, aplicados à área da biomedicina, (ii) síntese de materiais por métodos químicos e caracterização de materiais por técnicas físicas. Caracterização magnética, morfológica, relaxométrica, estrutural, óptica e espectroscópica de nanomateriais, (iii) estudos dos agentes de contraste para diagnóstico clínico, (iv) desenvolvimento de nanopartículas com propriedades catalíticas, assim como, suportes de catalisadores, (v) desenvolvimento de nanopartículas magnéticas para a técnica de magneto hipertermia, (vi) estudo de materiais granulares por ressonância magnética nuclear.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: javierbm@einstein.br

Jean Lucas Parpinelli Barbosa

Jean Lucas Parpinelli Barbosa

Graduação em Biomedicina pela Universidade Nove de Julho (2012). Estagiou em análises clínicas no Laboratório Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, fez iniciação científica no laboratório de pesquisa em Ciências da Reabilitação na Universidade Nove de Julho com cultura de células, diferenciação celular e expressão gênica de mioblastos. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia (USP) e desenvolve seu projeto de pesquisa no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, sob a orientação da Dra. Patricia Severino, estudando a função de microRNAs em câncer de cabeça e pescoço.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: jean.barbosa@einstein.br

José Eduardo Levi, Ph.D.

José Eduardo Levi MD PHD

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, em 1990, fez seu mestrado pelo Depto. de Bioquímica do Inst. De Química da USP, concluindo em 1993 com a tese intitulada : “ Associação entre Papilomavírus humano e expressão do gene p53 em carcinomas de pênis” trabalho desenvolvido no Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer, São Paulo – SP. Seu doutorado, concluído em 2000, pelo Depto. de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, foi desenvolvido no Banco de Sangue do Hospital Sírio Libanês, São Paulo – SP com o tema “ Triagem de doadores de sangue por PCR: desenvolvimento e aplicação na detecção do vírus da hepatite C” .

É pesquisador-colaborador do laboratório de Virologia do Instituto de Medicina Tropical da USP e membro do conselho científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia das Doenças do Papilomavírus Humano (INCT-HPV). È membro da equipe do banco de sangue do Hospital Albert Einstein, desenvolvendo pesquisas na área de Hemoterapia, especialmente em agentes infecciosos transmissíveis pelo sangue.

Karina Inacio Ladislau de Carvalho Salmazi, Ph.D.

Karina Inacio Ladislau de Carvalho Salmazi, Ph.D.

Biomédica, mestre em ciências pela disciplina de Hematologia (2000) e doutora em ciências pela disciplina de Infectologia (2008) da Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorada pelo programa de Alergia e Imunopatologia (2012) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientadora da disciplina de Alergia e Imunopatologia da FMUSP e coordenadora dos cursos de Citometria de Fluxo básica e avançada da disciplina de infectologia da FMUSP. Atualmente pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, do qual desenvolve pesquisas nas áreas de imunodeficiência primária e doenças infecciosas. O foco principal é, investigar a interação da resposta imune adaptativa e celular, assim como elucidar alguns aspectos da imunopatogênese.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: karina.salmazi@einstein.br

Larissa Thayane Alvarim

Larissa Thayane Alvarim

Bacharel em Biomedicina com habilitação em Farmacologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2009). Mestre em Biossistemas pela Universidade Federal do ABC (2012) onde trabalhou com biologia molecular e neuromodulação na Doença de Alzheimer. Tem experiência na área de neurofarmacologia e neurodegeneração, biologia celular e molecular, microscopia e cultura de células. Atualmente é aluna de doutorado do programa de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e desenvolve seu projeto de pesquisa no Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein estudando células-tronco mesenquimais de parede de cordão umbilical em modelo de Parkinson utilizando ferramentas nanobiotecnológicas.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: larissa.alvarim@einstein.br

Liliane Santana Oliveira

Liliane Santana Oliveira

Graduada em ciência da computação pela Universidade Federal de Sergipe(2009). Bioinformata do Instituto de Pesquisa Albert Einstein. Atualmente trabalha com a análise computacional de sequências resultantes da plataforma SOLiD. Adicionalmente é mestranda em ciência da computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Seu trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um ambiente integrado com interface gráfica para curadoria de dados de sequências genômicas.

Acesso ao Currículo Lattes


Lionel Fernel Gamarra, Ph.D.

Possui graduação em Bacharel Em Física - Universidad Nacional Federico Villarreal (1998), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2006) e Pos-doutorando no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2006-2008). Atualmente é pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Desenvolve projetos em 5 linhas de pesquisa: (i) Desenvolvimento de biomateriais e biomarcadores para fins diagnósticos e terapêuticos de disfunções cerebrais; (ii) Desenvolvimento de estudos do efeito terapêutico de células-tronco marcadas com nanomateriais; (iii) Desenvolvimento da terapia de magneto hipertermia aplicado a tumores do SNC; (iv) Análise e simulações computacionais direcionados ao desenvolvimento de estudos neuro-oncológicos; e (v) Estudos in vivo e in vitro mediante a Imagem Molecular utilizando a técnica de Imagem por Ressonância magnética. Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora DT-II.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: lgamarra@einstein.br

Lorena Favaro Pavon, Ph.D.

Lorena Favaro Pavon, Ph.D.

Possui graduação em Biomedicina (2001) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006). Atualmente, é pesquisadora associada do Hospital Israelita Albert Einstein - Instituto de Ensino e Pesquisa - IEP (Instituto do Cérebro) atuando nas linhas de pesquisa: i. Estudo morfológico de células-tronco neuro-tumorais humanas para fins diagnósticos e terapêuticos, ii. Isolamento, cultura e caracterização imunofenotípica de células-tronco de glioblastoma humano, iii. Aplicação de células-tronco mesenquimais de parede de cordão umbilical humano em doenças do sistema nervoso. Tem experiência na área de Patologia Clínica e Morfologia (Citologia, Histologia).

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: lorenap@einstein.br

Lucas Emmanuel da Silva Semeão

Lucas Emmanuel da Silva Semeão

Aluno de Pós-Graduação (mestrado) do programa de Alergia e Imunopatologia da Universidade de São Paulo (USP), graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar – 2008-2012) em ambas as instituições trabalhando com a infecção pelo vírus HTLV.




Luciana Simão do Carmo, M.Sc.

Luciana Simão do Carmo, MScGraduada em Fármacia e Bioquímica pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-ES (2006). Mestrado em Hematologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – FCF/USP (2012). Especialização em Hematologia Clínica pelo Hospital Israelita Albert Einstein-HIAE (2007) e Aprimoramento Profissionalizante pelo Laboratório de Pesquisa de Hematologia Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo FCF/USP(2008). Atualmente é doutoranda pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE) onde desenvolve o projeto de pesquisa “Impacto da resistência à insulina na calcificação vascular” sob orientação do Dr. Marcel Liberman.

English version

Luciana was graduated in Pharmacy and Biochemistry at School of Sciences of Santa Casa, Vitoria ES in 2006, achieving Masters Degree in Sciences, focused on Hematology at Faculty of Pharmaceutical Sciences of University of São Paulo in 2012. Currently, she is a doctoral student at Research Institute, Hospital Albert Einstein, developing the project "Pathophysiological mechanisms of remodeling associated with vascular calcification in obese and insulin resistant mice", coordinated by Dr. Marcel Liberman.

Acesso ao Currículo Lattes

Email: luciana.carmo@einstein.br

Luciana Cavalheiro Marti, Ph.D.

Luciana Cavalheiro Marti, Ph.D.

Graduação em Biomedicina (1988) pela Fundação Hermínio Ometto, Doutorado em Biotecnologia (2008) pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em imunologia de transplantes pela Duke University (2008 – 2009). Atualmente é pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Seus interesses estão relacionados com identificação e caracterização de sub-populações celulares, resposta imunológica celular e citometria de fluxo. Atua principalmente nos seguintes temas: transplantes, resposta imunológica específica, linfócitos, células-tronco, e medula óssea.

English version

Medical Biology Degree (1988) at Fundação Hermínio Ometto, PhD in Biotecnology (2008) at Universidade de São Paulo and Post-doctoral fellow in Pediatric Transplant Immunology at Duke University (2008 – 2009). Nowadays work as a researcher at Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

My research interests are focused on characterization and identification of cell sub-populations, cellular immune response, and flow cytometry. Pursuing the following topics: transplants, specific immune response, lymphocytes, stem cell, and bone marrow.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: lmarti@einstein.br

Luiz Roberto Sardinha, Ph.D.

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo - USP (Bacharelado, 1997; Licenciatura Curta e Plena, 1999), Mestrado em Imunologia (2000) e Doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, Citometria de Fluxo, modelos murinos de Infecção por T. cruzi e P. chabaudi, desenvolvimento da resposta imune no fígado e Ativação Policlonal do Sistema Imune. Atualmente é assistente de pesquisa no IIEP onde desenvolve o projeto: "Papel da leptina na resposta imune de pacientes portadores de imunodeficiência comum variável.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: luizrs@einstein.br

Luiz Vicente Rizzo, M.D., Ph.D.

Luiz Vicente Rizzo, M.D., Ph.D.

Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília. Doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-docente em Imunologia pela USP (2001). Professor Titular do Departamento de Imunologia da USP (2005-2010). Chefe do Ambulatório de Imunodeficiências Primárias - HCFMUSP,1999-2008 Secretário Geral do 13º Congresso Internacional de Imunologia. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia 2000-2001; Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia 2006-2007. Membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Diretor Superintendente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Trabalhos indexados no pubmed: 103; citações 2603. Fator H: 26.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: lvrizzo@einstein.br

Marcel Liberman, M.D., Ph.D.

Marcel Liberman, M.D., Ph.D.

Médico cardiologista da Unidade Coronária e pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP) da Sociedade Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, onde desenvolve o projeto de pesquisa "Impacto da resistência à insulina na calcificação vascular", financiado pela FAPESP. Possui pós-doutoramento (2008-2010) pelo Brigham and Women's Hospital, Harvard Medical School (Boston, EUA), onde estudou estresse oxidativo e mecanismos de calcificação vascular em coronárias humanas. É doutor em ciências (Concentração: Cardiologia) pela Faculdade de Medicina da USP- SP (2003-2007). Realizou residência médica em Clínica Médica (1999-2001) e em Cardiologia (2001-2003) no Hospital das Clínicas e InCor-USP-SP respectivamente. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP-SP em 1998.

Graduated in Medicine at University of Sao Paulo School of Medicine in 1998, completed his residency training in Internal Medicine in 2001 and in Clinical Cardiology in 2003 at the Heart Institute (InCor - Hospital das Clinicas). He successfully defended his doctorate in Sciences in 2007, entitled "Characterization and pathophysiology of oxidative stress in degenerative calcific aotic valve stenosis". Then he continued his research, performing his post-doctorate at Brigham and Women's Hospital, Harvard Medical School in Boston, USA, studying mechanisms of vascular calcification related to oxidative stress from 2008 until 2010. Then he took the position of Research at Hospital Albert Einstein, where he is conducting experiments in order to clarify the "Impact of insulin resistance in vascular calcification", through a project supported by FAPESP. He also is a cardiologist at Coronary Care Unit at Hospital Albert Einstein.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: malib@einstein.br

Maria Claudina Camargo de Andrade, Ph.D.

Maria Claudina Camargo de Andrade, Ph.D.

Bióloga, Mestre (1996) e Doutora (2002) em Ciências (área de concentração Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Realizou pós-doutorado na UNIFESP nas áreas de Biologia Renal (2003-2007) e Fisiologia da Nutrição (2008-2010). Tem atuado em pesquisas nas áreas de Biologia Celular, Bioquímica e Fisiologia Renal enfocando como principais técnicas: cultura de células, purificação de proteínas, caracterização de enzimas, proteômica, microscopia de fluorescência e confocal. Atualmente, é pesquisadora do Instituto Israelita de Pesquisa Albert Einstein desenvolvendo projeto sobre "Impacto da resistência à insulina na calcificação vascular".

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: claudina.andrade@einstein.br

Maria dos Remédios da Silva Alves

Maria dos Remédios da Silva Alves

Atualmente é estudante de enfermagem da Faculdade de Enfermagem do Hospital Isrealita Albert Einstein, monitora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP). Trabalhou no Centro de Atenção Materno-Infantil com Centro de Parto Normal "Casa Angela" (2011-2013). Formada no curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2011). Iniciação Científica na área de Biologia Celular pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - FMVZ/USP (2009). Formada no curso técnico de Enfermagem pela ETEC Carlos de Campos (2008).

Marília Normanton

Marília Normanton

Biomédica, formada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde trabalhou com células-tronco em terapias celulares pelo Departamento de Fisiologia (2007-2010). Atualmente desenvolve projeto de mestrado na área de Imunologia no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Bachelor's at Biomedicina from Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2010). Masters student at department of Allergy and Immunopathology in FMUSP with research development at the IIEP-Hospital Israelita Albert Eintein. Currently works with in vitro models of GVHD, development of Th17 lymphocytes, antigen presenting cells (dendritic cells) and mesenchymal stem cells.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail:marilia.normanton@einstein.br

Marta Jardim Diniz

Curso Técnico de Prótese Odontológica pelo Colégio Osec (1995), Curso Técnico de Patologia Clínica pelo Colégio Método (2002), Curso Técnico de Enfermagem pela Escola Adventista (2008). Atualmente é Técnica de Laboratório do Centro de Pesquisa Experimental do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, onde é responsável pela higienização, esterilização, preparo dos materiais, e compras de uso geral do laboratório. Auxilia nos procedimentos técnicos de extração de DNA, reação em cadeia da polimerase (PCR) e sequenciamento no projeto ´Estudo de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 em mulheres com carcinoma de mama´.

E-mail:mdiniz@einstein.br

Michele Gea Guimarães Pozzato

Graduação em Fisioterapia - Centro Universitário São Camilo - 2004. Pós Graduação Lato Sensu em Fisioterapia aplicada à Neurologia - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)- 2006. Mestre em Neurociências - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - 2010. Doutoranda em Neurociências - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), bolsista CAPES. Atualmente é pesquisadora do Instituto do Cérebro do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (InCE-IIEPHIAE) e fisioterapeuta do setor de Neurologia Infantil da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolve pesquisa na área clínica e genética molecular dos transtornos invasivos do desenvolvimento, com ênfase no autismo infantil e síndrome de Asperger.

Acesso ao Currículo Lattes

Monique Ellen Chagas

Graduanda em Ciências Biológicas (Universidade São Camilo), aluna de iniciação científica integrante do grupo de Neurogenética do Instituto do Cérebro, onde desenvolve pesquisa na área genética da doença de Parkinson.

Natalia Torres, Ph.D.

Natalia Torres, Ph.D.

Graduada em Biomedicina pela Faculdade Barão de Mauá (1996), mestrado em Ciências Médicas - área de concentração Patologia Clínica pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2002) e Doutorado em Investigação Biomédica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2008).

Atualmente, atua como pesquisadora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e colabora em projetos de pesquisa com ênfase em diagnóstico molecular, oferencendo apoio técnico e científico para comunidade HIAE nesta área.

Membro da equipe de sequenciamento genético em larga escala, plataforma SOLiD (Sequencing by Oligonucleotide Ligation and Detection – LifeTecnologies) e plataforma 3500XL (LifeTecnologies)

Participa dos projetos: Carcinoma Epidermóide de Cabeça e Pescoço: Dra. Patricia Severino, Caracterização de Células Estromais/Tronco Mesenquimais na Endometriose: Dra. Carla de Azevedo Piccinato e Senescência Replicativa de Células Mesenquimais: Dra. Andrea Sertie, Dra. Natalia Torres, Dra. Carla de Azevedo Piccinato, Dra. Eliane Antonioli.

English version

Graduated in Biomedical Research at Barao de Mauá Faculty (1996); Master of Medical Sciences, Clinical Pathology concentration area at School of Medicine, University of Campinas, UNICAMP (2002) and Ph.D. in Biomedical Research by the School of Medicine of Ribeirao Preto, University of Sao Paulo (2008). Currently researcher at the Israel Institute for Teaching and Research Albert Einstein acting on the following topics: Molecular Biology analysis and Platform SOLiD (Sequencing by Oligonuclotide Ligation and Detection).

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: natalia.torres@einstein.br

Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio, M.D, Ph.D.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado e doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal do Paraná (2000 e 2002), e pos-doutorado em imunologia de transplante (2002). Foi clinical fellow em transplante de múltiplos órgãos da Northwestern University (2002-2005) e completou MBA na John Cook School of Business (2008). Foi Assistant Professor na Saint Louis University e Associate Professor na University of Washington, onde também foi co-diretor do programa de transplantes de pâncreas e rim. Atualmente é Professor do Curso de Biotecnologia Industrial da Universidade Positivo e Médico de Transplantes do Hospital Israelita Albert Einstein.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: paolo.salvalaggio@einstein.br

Patricia Maria de Carvalho Aguiar, M.D., Ph.D.

Graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia. Membro da New York Academy of Sciences e da Movement Disorders Society. Médica neurologista do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, pesquisadora do Instituto do Cérebro do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (InCE- IIEPHIAE) e neurologista colaboradora do Setor de Transtornos do Movimento da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)- Escola Paulista de Medicina. Mestre em neurologia pela UNIFESP. Doutora em ciências pela UNIFESP com período sanduíche no Departamento de Genética do Albert Einstein College of Medicine, New York, EUA. Pós-doutorado em neurociências no IIEPHIAE e no Departamento de Medicina Molecular da indústria F. Hoffmann La Roche (Basiléia, Suíça) na área de genômica funcional aplicada à neurologia. Desenvolve pesquisa na área clínica e genética molecular dos transtornos do movimento (doença de Parkinson, distonias, tremor, doença de Huntington), ataxias hereditárias, autismo infantil e síndrome de Asperger.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: patriciamc@einstein.br

Patrícia Severino, Ph.D.

Patrícia Severino, Ph.D.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche no Instituto Pasteur (Paris/França). Atualmente é pesquisadora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein onde desenvolve projetos que exploram os efeitos de alterações em padrões de expressão gênica, bem como de reguladores transcricionais e pós-transcricionais (microRNAs), relevantes em carcinomas. Dentre os objetivos principais dessa iniciativa está a busca de marcadores de agressividade e a compreensão de mecanismos associados à progressão tumoral. Colaboradora em projetos de pesquisa envolvendo análise de padrões de expressão gênica também nas áreas de neurociências e doenças infecciosas. Responsável pela plataforma de microarrays do IIEP (Agilent e Affymetrix), oferecendo apoio científico para a comunidade HIAE nessa área. Membro da equipe de sequenciamento em larga escala, plataforma SOLiD (Life Technologies).

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: psever@einstein.br

Paulo V. Campregher. M.D., M.Sc.

Médico formado pela UNICAMP (1997) com residência em hematologia e hemoterapia pela UNICAMP (1999 – 2001). Fez pós-doutorado em imunologia e foi pesquisador associado do Fred Hutchinson Cancer Research Center (2005 – 2009). Atualmente é doutorando em Ciências médicas pela Unicamp e pesquisador do IEP do hospital Albert Einstein onde desenvolve projetos envolvendo genética do câncer com foco em neoplasias mielóides e linfóides.


Paulo Victor Sgobbi de Souza

Graduando em Medicina (UNIFESP), bolsista de iniciação científica FAPESP integrante do grupo de Neurogenética do Instituto do Cérebro, onde desenvolve pesquisa na área genética molecular no estudo das distonias (Dosagem do gene THAP1).

Acesso ao Currículo Lattes

Pedro Henrique Papotto

Pedro Henrique Papotto

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2013). Foi aluno de iniciação científica do Laboratório de Imunoquímica do Instituto Butantan (2008 – 2009), do Centro de Pesquisa Experimental do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (2010 – 2012), e foi visitante acadêmico no Transplantation Research Immunology Group na Universidade de Oxford, Reino Unido (2013). Possui experiência no uso ferramentas analíticas para o estudo da resposta imunológica de linfócitos T, modelos animais de autoimunidade e imunoensaios. Atualmente é aluno de mestrado do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

Undergraduate student in Pharmaceutical Sciences (TALVEZ: Pharmacy) and Biochemistry in the University of São Paulo. At Instituto Butatan Imunochemistry Labo developed a research project evaluating the action of Tityus Serrulatus' venom on immune response. Currently a student in the scientific initiation program of the Jewish Institute of Education and Research Albert Einstein, developing the project: "Evaluation of the inflammatory response modulation in lungs, liver and kidneys of lupic mice [NZBXNZW]F1 innoculated with M. leprae HSP65R and its K409A mutant".

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: pedrohp@einstein.br

Priscila Bezerra Baceti

Graduanda em Biomedicina no Centro Universitário São Camilo e aluna de Iniciação Científica, integrante do grupo de Neurogenética doInstituto do Cérebro, onde desenvolve pesquisa na área de genética e metabolismo mitocondrial em doenças neurológicas.

Acesso ao Currículo Lattes

Priscila Meira Oliveira

Graduada em Biomedicina pela Universidade Paulista. Bolsita de apoio técnico (UNIEMP) e integrante do grupo de Neurogenética do Instituto do Cérebro, onde desenvolve pesquisa na área de genética e metabolismo mitocondrial em doenças neurológicas.

Acesso ao Currículo Lattes

Rafael Ferreira dos Reis

Rafael Ferreira dos Reis

Estudante de Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes. Realizou estágio no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - 2011), com aprendizado em ensaios imunológicos e parasitológicos. Monitor da disciplina de biofísica, nos temas de biofísica cardíaca, da visão e audição e sinapse nervosa (2012). Atualmente é aluno de Iniciação Científica no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, desenvolvendo o projeto: “Aplicação de nanotubos de carbono superhidrofílicos alinhados como substrato na regeneração de cartilagem” sob orientação da Dra. Eliane Antonioli. Também realiza estágio no Departamento de Ressonância Magnética do Hospital Israelita Albert Einstein.

Renata Silvério

Renata Silvério

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Guarulhos (UnG) em 2010. Especialização (2011) em Análises Clínicas. Desenvolveu estágio em 2012 no IIEP e hoje é orientada pelo Dr. Alexandre H. Campos desenvolvendo trabalho na área de biologia vascular.





Renato Puga, Ms.C.

Renato Puga, PhD

Graduação em Análises de Sistemas pela Universidade de Ribeirão Preto, mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é bioinformáta do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein onde é responsável pelas análises e estrutura de bioinformática do projeto Avaliação da incidência, relevância clínica e prognostica de mutações moleculares em pacientes com Leucemia Mielóide Aguda, Síndromes Mielodisplásicas e Neoplasias Mieloproliferativas e avaliação da viabilidade de duas estratégias de consolidação em pacientes com Leucemia Mielóide Aguda, que é um projeto do Ministério da Saúde (PROADI/SUS) em parceria com o Instituto Israelita de Responsabilidade Social - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (http://www.lmabrasil.com.br/).

Acesso ao Currículo Lattes

Suzana da Silva Benedito

Suzana da Silva Benedito

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio (2009). Especializada em Análises Clínicas pela Universidade Nove de Julho (2012). Desenvolveu estágio no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa em 2012. Atualmente, é candidata a Mestrado sob a orientação da Dra. Luciana Cavalheiro Marti na área de Imunologia.





Tatiana Tais Sibov, Ph.D.

Graduação em Ciências Biológicas - Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (1999), especialização em Biologia Molecular com ênfase no estudo de oncogenes e genes supressores de tumor pelo Hospital das Clínicas (HC) Laboratório de Investigação Médica - LIM 24 (2000) e participação como pesquisador bolsista no Projeto Genoma Câncer (2003). Doutorado em Biotecnologia realizado na Universidade de São Paulo (USP) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia do Instituto de Biociências das USP (2004-2008), atuando com células-tronco mesenquimais de sangue de cordão umbilical, parede de cordão umbilical, medula óssea e tecido adiposo. Atualmente realiza Pós-Doutoramento no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (Instituto do Cérebro) desenvolvendo projeto de pesquisa em Nanobiotecnologia (síntese de nanopartículas de óxidos de ferro - NOF) e Biologia Celular e Molecular (células-tronco mesenquimais - CTM), visando o estudo de homing e marcação com NOF das CTM. Este projeto é intitulado de "Estudo do efeito terapêutico de CTM humanas de parede de cordão umbilical marcadas com NOF no modelo animal de isquemia cerebral focal", tendendo aplicabilidade em distúrbios neurológicos.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: tatianats@einstein.br

Thiago Pinheiro Arrais Aloia, D.V.M., Ph.D.

Biólogo formado pela PUC-GO (2003), especialista em Anatomia Comparada: Humana e Animal (2006) e em Biologia do Desenvolvimento e Células Tronco (2007), mestrado e doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (2004-2010). Possui pós-doutorado em neuroimunomodulação (2012-2013) e atualmente é pós-doutorando pelo Instituto de Ensino e Pesquisa no Hospital Albert Einstein-SP na área de Hepatologia. Tem experiência na área das Ciências Básicas (biologia celular e molecular, histologia, embriologia, anatomia humana e animal) e Patologia Hepática atuando principalmente nas seguintes temas: hepatologia veterinária e experimental, patologia morfólogica e molecular das doenças hepáticas crônicas, mecanismos celulares e moleculares da fibrogênese hepática e danos provocados pela isquemia/reperfusão hepática.

Acesso ao Currículo Lattes

E-mail: thiago.aloia@einstein.br

Welbert de Oliveira Pereira, Ph.D.

Welbert de Oliveira Pereira, Ph.D.

Biólogo formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (2011). Atuou como Pesquisador Visitante associado ao Departamento de Ciências Hematológicas do King’s College London, Inglaterra (2009). Em 2010 ingressou no Laboratório de Citometria de Fluxo do Hospital Israelita Albert Einstein, e desde 2012 é Pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa desenvolvendo projetos vinculados ao Departamento de Onco-Hematologia do Hospital. Áreas de interesse: citometria de fluxo, apoptose, evolução clonal em leucemias.

​​​​​​​​​​​
Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em  


Compartilhe